Tipologias de Redes
Tipologia em Barramento (Bus)
Tipologia em Estrela (Star)
A mais comum atualmente, a topologia em estrela utiliza cabos de par trançado e um concentrador como ponto central da rede. Esta tipologia se aplica apenas a pequenas redes, já que os concentradores costumam ter apenas oito ou dezesseis portas. Em redes maiores é utilizada a topologia de árvore, onde temos vários concentradores interligados entre si por comutadores ou roteadores.Tipologia em Anel (Ring)
Na tipologia em anel os dispositivos são conectados em série, formando um circuito fechado (anel).Os dados são transmitidos unidirecionalmente de nó em nó até atingir o seu destino.Há um atraso de um ou mais bits em cada estação para processamento de dados. Há uma queda na confiabilidade para um grande número de estações.
A cada estação inserida, há um aumento de retardo na rede. É possível usar anéis múltiplos para aumentar a confiabilidade e o desempenho.
Tipologia em Malha (Mesh)
Esta tipologia é muito utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados.Tipologia em Árvore (Tree)
A tipologia em árvore é essencialmente uma série de barras interconectadas. Geralmente existe uma barra central onde outros ramos menores se conectam. Esta ligação é realizada através de derivadores e as conexões das estações realizadas do mesmo modo que no sistema de barra padrão.Tipologia em Espinha Dorsal (Backbone)
Na tipologia em espinha dorsal existe um cabo que desempenha o papel de espinha dorsal, onde estão ligadas várias redes. Normalmente, são adequadas para redes de dimensão intermédias tais como Redes Campus e redes MAN.
Tipologia em Duplo Anel
Esta tipologia é constituída por dois anéis que podem ser de cabo coaxial e também de fibra óptica e podem ir até aos 100 km de comprimento.No caso de falhar um dos anéis, o outro mantém a comunicação, mas com uma velocidade mais reduzida.Esta topologia é utilizada em redes Campus e MAN na interligação de LAN´s.