sexta-feira, 28 de setembro de 2012


1. Defina os três seguintes elementos de uma comunicação:

EMISSOR

 Em teoria da informação o emissor é um dos protagonistas do ato da comunicação. Este, em dado momento, emite uma mensagem para um receptor ou destinatário.

 O emissor normalmente antes de enviar ou até mesmo produzir a mensagem , procura descobrir o repertório dos receptores da mensagem.


RECEPTOR
 O receptor é um dos protagonistas do ato da comunicação: aquele a quem se dirige amensagem, quem recebe a informação e a decodifica, isto é, transforma os impulsos físicos (sinais) em mensagem recuperada.



CANAL DE COMUNICAÇÃO

 Em comunicação, canal (por vezes designado por canal de comunicação) designa o meio usado para transportar uma mensagem do emissor ao receptor.



2. Defina o que é um sistema de comunicação (acompanhando com uma imagem ilustrativa)


R: O sistema de comunicação é a rede por meio da qual fluem as informações, que permitem o funcionamento da estrutura de forma integrada e eficaz.











3. O que é um protocolo de comunicação? Qual a sua importância na transmissão dos dados?

R: No domínio das redes de computação, um protocolo é um conjunto de especificações objetivas que os computadores entendem.




4. Numa transmissão de dados, ambos os equipamento devem possuir o mesmo protocolo de comunicação? Justifique a sua resposta.

R: Ambos os equipamentos devem possuir o mesmo protocolo de comunicação.
Numa transferência de arquivos o protocolo do transmissor lê os dados por blocos de informações e transmite-os à outra máquina. O protocolo do recetor recebe o bloco de informações e procede à verificação de integridade e do endereço de destino.
Os protocolos conferem mais segurança à transmissão de dados entre computadores, fazendo com que os dados transmitidos sejam aceites apenas se estiverem corretos.



5.Porque razão os protocolos de comunicação são tão importantes na transmissão de informações?


R:   A comunicação é feita por meio de comandos de programas que são codificados e transmitidos por sinais elétricos, e controla todos os procedimentos envolvidos numa transmissão além dos referidos.


6. Indique e descreva as três características fundamentais para a eficiência de um sistema de comunicação de dados.

R:  As três características são:



Entrega (delivery)
O sistema deve entregar os dados ao destino correcto.
Os dados devem ser recebidos somente pelo dispositivo ou pelo utilizador de destino.
ConfiabilidadeO sistema deve garantir a entrega dos dados.
Dados modificados ou corrompidos numa transmissão são pouco úteis.



Tempo de atraso
O sistema deve entregar os dados em tempo finito e predeterminado.
Dados entregues tardiamente são pouco úteis.

Por exemplo, no caso de transmissões multimédia, como vídeo, os atrasos não são desejáveis, de modo que eles devem ser entregues praticamente no mesmo instante em que foram produzidos, isto é, sem atrasos significativos.


7. Indique os tipos de dados que podem ser transmitidos numa comunicação entre equipamentos?

R:
 Podem ser transmitidos vários tipos de dados tais como:
Arquivos de dados,mensagens, voz e imagens digitalizadas que são transmitidas como dados



segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Rede de Computadores

Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos físicos e lógicos, como por exemplo:dados,impressoras, mensagens (e-mails),entre outros.

O objectivo das redes de computadores é permitir a troca de dados entre computadores e a partilha de recursos de hardware e software.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_computadores













 

Rede de Area Network (LAN)




LAN significa  (Local Area Network),  é o nome que se dá a uma rede de carácter local, e cobrem uma área geográfica reduzida, tipicamente um escritório ou uma empresa, e interligam um número não muito elevado de entidades. São usualmente redes de domínio privado.



 

Rede local sem fios (WLAN) 


Wireless LAN ou WLAN (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede, ao contrário da rede fixa ADSL ou conexão-TV, que geralmente usa cabos. WLAN já é muito importante como opção de conexão em muitas áreas de negócio. Inicialmente os WLANs assim distante do público em geral foi instalado nas universidades, nos aeroportos, e em outros lugares públicos principais. A diminuição dos custos do equipamento de WLAN trouxe-o também a muitos particulares.














 

Rede metropolitana (MAN)

Rede de Área Metropolitana (Metropolitan Area Network), também conhecida como MAN, é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.








 

 

Rede Pessoal (PAN)



Rede de área pessoal, (Personal Area Network) ou (PAN), é uma tecnologia de rede formada por nós (dispositivos conectados à rede) muito próximos uns dos outros (geralmente não mais de uma dezena de metros). Por exemplo, um computador portátil conectando-se a um outro e este a uma impressora.














 

 

Rede local virtual (VLAN)

As redes locais virtuais "Virtual Local Area Network" são definidas sobre redes locais que estão equipadas com dispositivos apropriados (dispositivos que suportam VLANs). Trata-se de definir até que zonas da LAN se propagam as emissões em "broadcast" (vários receptores) que tem origem noutra zona.



















Rede de área alargada (WAN)



A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.